quarta-feira, 17 de abril de 2019


Olá queridxs !!
Como vão vocês?   Bom, vamos falar sobre a Dorathy Jhonson  e o estudo que ela realizou sobre a enfermagem, para isso damos inicio com sua biografia.



   Dorothy Johnson nasceu no estado da Geórgia (Estados Unidos da America ) em 1919. Formou-se Bacharel em Ciências da Enfermagem em 1942 e tornou-se Mestre em Saúde Pública em 1948. Iniciou o desenvolvimento de seu modelo a partir de 1940 e apresentou-o pela primeira vez em 1968 na Vanderbilt University, sob o título “Modelo do Homem como Sistema Comportamental”, reapresentando-o somente 10 anos após, no Second Annual Nurse Educator Conference (Santos et al.,1988)


Autoras: Fernanda Batista e Maria Laura                



                Referencias:

Referência : CAMARGO, Maria Bettina; Benedet, Silvana Alves, Teoria de Dorothy, Johnson e a Classificação Diagnostica da NANDA: Um modelo para Unidade de Terapia Intensiva. Cogitare Enfermagem, Curitiba, V1 p 67-72.1992

Um comentário:

  1. A aplicação do modelo de Johnson possibilita uma assistência de enfermagem voltada para o homem como um ser único, valorizando o comportamento humano nas dimensões bio-psicosociais, através de seus oito subsistemas.

    ResponderExcluir

Olá queridxs !! Como vão vocês?   Bom, vamos falar sobre a Dorathy Jhonson  e o estudo que ela realizou sobre a enfermagem, para isso ...